Quem somos

Formada por uma equipe colaborativa de profissionais de cinema, de cobertura audiovisual e jornalística,
a ATOS Central de Imagens trabalha para ampliar a visibilidade e a midiatização das
comunidades culturais brasileiras, do terceiro setor e dos movimentos sociais.

Carem Abreu
Sócia-proprietária e produtora-executiva da Atos Imagens

Produtora-executiva, cineasta, jornalista, capoeirista angoleira, pesquisadora étnica. Atua desde 1996 nos setores Audiovisual e de Culturas Populares como pesquisadora, gestora cultural, diretora, roteirista, produtora geral, produtora de elenco e de set. Idealizadora e empreendedora da Mostra CineAfroBH. PESQUISAS ETNOGRAFICAS: Autora, produtora executiva, roteirista e diretora do seriado televisivo “CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a cultura em nós”, estreia no Cine BrasilTV e no app CineBrasilJÁ!. Entre 2008 a 2012 realizou a pesquisa “PAZ NO MUNDO CAMARÁ: a Capoeira Angola e a volta que o mundo dá” sobre a contribuição afro-brasileira na cultura e na história do Brasil, pelo viés da capoeira angola, em cinco estados: RJ, BA, PE, AL e MG. A pesquisa resultou na criação de 20 produtos culturais transmídia, entre site, revista, oficinas de capacitação, vídeos, eventos e DVD. Diretora Cultural e Gestora Cultural da Acesa (Associação Cultural Eu Sou Angoleiro) e Produtora Executiva dos eventos “Aldeia Kilombo Século 21” e “Lapinha Museu Vivo no Mês da Abolição: Encontro de Cultura de Raiz”, entre 2007 e 2013.

FORMAÇÃO ::: Doutoranda em Políticas Sociais, UENF. Mestra em Comunicação Social, com habilitação em Midiatização e Processos de Interação, PUC MG (2012). Bacharel em Comunicação Social, habilitações em Jornalismo e RTV (Radialismo) pela UFMG (1996 e 1998). Gestão de Empreendimentos Criativos. Sebrae e MINC, 2015.

PRÊMIOS :: PAZ NO MUNDO CAMARÁ: Prêmio Capoeira Viva (MINC 2007). Mixagem CTAV (2011); Representante de Minas Gerais no Prêmio Rodrigo de Melo Franco 2013, do IPHAN, categoria Comunicação e Mobilização Social.; Intercâmbio MINC: estreia Arquivo Nacional, RJ (2013) e exibição internacional em Dakar, Senegal (2015); Cineclube Palmares (2021).

Virgínia Alves
Gestora financeira

Desde 2018 atua como gestora financeira e prestadora de contas da Atos Central de Imagens. Projetos CONEXÃO BRASIL SENEGAL: a Cultura em Nós, PRODAV (Ancine/BRDE) e Mostra CineAfroBH, Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de BH. gestora financeira e prestadora de contas do Instituto Ouro Preto / Orquestra Ouro Preto, Lei Federal (Rouanet), Estadual e Municipal. (2007 a 2021); auxiliar administrativa e prestadora de contas da Fundação de Educação Artística FEA, Lei Federal (Rouanet), Estadual e Municipal (2008 a 2010); Secretária-executiva e prestadora de contas do Instituto Artivisão, Lei Federal (Rouanet), Estadual e Municipal (2005 a 2007).

FORMAÇÃO ::: Curso de Análise e Planejamento Financeiro – SEBRAE (2007). Cursando Serviços Sociais, Faculdade Estácio de Sá (BH/MG)