Homenageadas se encontram na defesa da cidadania

Como já é tradição, todo ano a Mostra CineAfroBH rende homenagem a personagens de destaque da cultura afro-brasileira. Este ano, as homenageadas são duas mulheres de trajetórias diferentes, que se encontram na luta dos movimentos populares, na defesa dos direitos humanos, de cidadania, igualdade racial e gênero.

 

 

Benzedeira, raizeira e candomblecista, Mãe Rita/Mam’etu Oyacimbelecy é uma importante liderança espiritual que atende as pessoas em casa, escuta e orienta. Com uma trajetória que passa pela comunidade dos Arturos, é rainha de congado na Irmandade Ciriacos, integrante do movimento Mulheres de Axé do Brasil e coordenadora estadual do Fonsanpotma/MG.

 

 

Diva Moreira, de Sabará, ocupa papel central no desenvolvimento de políticas de igualdade racial em Minas Gerais. Jornalista, cientista política e doutora em sociologia, com uma contribuição valiosa como educadora, gestora pública e formuladora de políticas afirmativas, foi a primeira titular da Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade Negra de Belo Horizonte.

#4MostraCineAfroBH #MulherBrasileiraEmPrimeiroLugar #MãeRita #DivaMoreira