CONEXÃO Brasil Senegal

Em fase de pós-produção, a série documental “CONEXÃO BRASIL SENEGAL: A Cultura em Nós” propõe uma viagem pelos contrastes socioculturais entre Brasil e Senegal para investigar as conexões culturais entre países tão distantes, porém tão próximos. Produzida para o canal Cine BrasilTV, a série tem autoria da cineasta Carem Abreu, sócia-diretora da ATOS Central de Imagens, e do cineasta e videorrepórter senegalês Mamadou Diop, da DLM Films.

O intenso processo de pesquisa histórica, de campo e gravações percorreu cerca de 70 km do território senegalês, sob a direção geral de Carem Abreu. A equipe do Senegal no período de pesquisas teve direção de Alpha Gano, da Associação Batuk de Comunicação e Cultura, e o diretor Cheikh Si, da DFL Films, assina a direção das gravações senegalesas.

A expedição senegalesa foi realizada entre janeiro e outubro de 2019. No Senegal, foram registradas atividades culturais nas cidades de Dakar, Thies, Saint Louis, Ndioum, Bakel, Kolda, Zinguenchor e Joal. 

O contato etnocultural com o sabar dos Wolof, o islamismo dos Peulh, o diamba dos Soninke, os rituais de iniciação dos Mandinga, a luta senegalesa dos Diola e o Tassu dos Serere expõem as inúmeras convergências entre manifestações locais e símbolos da cultura brasileira. É impressionante notar como existem reais conexões com a dança afro, o candomblé, o reggae, o samba, a capoeira e o hip-hop, vivenciados pelos brasileiros e, em especial, pelos mineiros, cariocas, baianos e maranhenses.

Com seis episódios de 26 minutos, a série “CONEXÃO BRASIL SENEGAL: 

A Cultura em Nós” estreia no segundo semestre de 2021, 

no Cine BrasilTV e pelo app CineBrasilJá.